Você lava suas roupas com muita frequência?


O hábito de lavar as roupas após utilizá-las uma vez é bem comum. Algumas pessoas até consideram anti-higiênico usar peças mais de uma vez sem que elas passem pela lavagem. Entretanto, sabia que isso pode ser exagero? Confira as dicas e veja quando é necessário.

1. Inspecione antes de mandar pro cesto.
Roupas íntimas, esportivas e meias precisam de lavagem após o uso, sem exceção. Porém, alguns casacos, camisetas e jeans merecem um segundo olhar. Veja se eles estão realmente sujos (manchas, poeira, etc.) ou se podem ser usados novamente.

2. Deixe as roupas respirarem
Cheque o odor das peças utilizadas e, caso não estejam visivelmente sujas, pendure-as em um cabide e deixe o ar fresco fazer seu trabalho. Claro que se o odor de suor, por exemplo, for muito forte, tem que lavar!

3. "Nem precisa lavar"
Alguns testes já comprovaram que uma calça jeans pode ficar até 3 meses sem ser lavada e, ainda assim, não ficará visivelmente suja ou com odor. Claro que você não precisa ficar tanto tempo sem lavar sua calça, mas, dependendo do caso, pode ficar até uma semana sem lavar (não utilizando ela todos os dias rsrs).

4. Tire as manchas
Mesmo fazendo o teste de não lavar algumas peças você pode cuidar de eventuais manchas indesejadas. Por exemplo: derrubou algo em sua calça jeans? Limpe imediatamente antes que o produto penetre na fibra e poupe uma lavagem!

5. Organize-se
Evite fazer várias lavagens separadas. Tire um ou dois dias da semana para lavar suas roupas e reserve-as em algum lugar ou guarde-as logo. Roupas bagunçadas e mudanças de hábito podem fazer você lavar duas vezes a mesma peça.

6. Roupas de brincar
Se você tem filhos, uma boa opção é separar algumas roupas de brincar. São aquelas mais gastas e antigas, ou, como chamamos: “roupas de ficar em casa”. Elas não precisam ser lavadas com tanta frequência, então, ao chegar de um compromisso, poupe as roupas mais legais.

7. Proteja-se
Um simples avental pode poupar um grande esforço para tirar aquela mancha de molho, certo? Então, ao mexer com coisas que possam sujar, proteja suas roupas.

8. Escolha bem o material
Alguns tecidos, como a lã, precisam de menos lavagem do que outros. Isso porque eles regulam a temperatura corporal, evitando odores, suor, entre outros.

Com algumas mudanças de hábito você economiza água, energia e trabalho! Tem mais alguma dica? Escreva aqui nos comentários e ajudee essa nova dona de casa!

Vi as dicas aqui.


Curta o blog no Facebook =)

5 comentários:

  1. adorei!
    Mas aqui, aqui em casa não tem criança e a gente tem as "roupas de andar em casa", mesmo pros adultos ela quebra um galhão rs

    Bjus
    Taty

    ResponderExcluir
  2. Cris, minha linda, como vc está?
    Esse post é pra mim, msm pq aqui está uma pessoa que, geralmente, coloca as roupas para lavar logo na primeira troca!
    Já virou hábito. Sinto como se a roupa estivesse suja e me incomoda voltá-las para o guarda-roupa, por exemplo.

    Obg por compartilhar. Eu estava precisando ler isso!
    Hj postei a resenha da espátula de silicone. Enviei o link pra vc via e-mail. Espero que goste, viu?
    Bjs, fica com Deus e até breve! <3

    ResponderExcluir
  3. Oiii Cris, que post bacana. Foi um tapa sem mão pra mim.. hahaha
    Sou totalmente desorganizada com essa questão de lavar roupa. As vezes deixo juntar demais, as vezes lavo pingado, preciso me organizar quanto a isso.
    Adorei as dicas. E bom saber que a calça jeans pode ficar até 3 meses sem lavar..rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Cristina,vi o link do seu blog e vim lhe fazer uma visita e aproveitar para acompanhar , adorei esta dica das roupas , aqui em casa lavo muita roupa mesmo reutilizando algumas,realmente temos que nos reeducar pois temos que economizar nossos recursos como agua e energia elétrica né? Abraços http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola Cristina,vi o link do seu blog e vim lhe fazer uma visita e aproveitar para acompanhar , adorei esta dica das roupas , aqui em casa lavo muita roupa mesmo reutilizando algumas,realmente temos que nos reeducar pois temos que economizar nossos recursos como agua e energia elétrica né? Abraços http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Instagram